‘Lei do Pancadão’: Agentes de trânsito e policiais são capacitados

Publicada em 16/04/2015 às 13:34

A integração entre a Prefeitura de Jundiaí e a Polícia Militar vai possibilitar a execução da Lei nº 8105/2013 nos próximos dias. A chamada ‘Lei do Pancadão’ proíbe o som alto nas ruas da cidade.

Agentes de trânsito e policiais militares foram capacitados para utilizar o equipamento de medição de som (decibelímetro), na manhã desta quinta-feira (16), no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

LEIA TAMBÉM
Programa ‘Força no Esporte’ leva estudantes ao quartel
Região central recebe audiência pública do Plano de Segurança
Em trabalho integrado, GM e Polícia Ambiental fiscalizam áreas de risco

'Lei do Pancadão' será aplicada com os novos decibilímetros

‘Lei do Pancadão’ será aplicada com os novos decibilímetros

A Prefeitura adquiriu 10 novos aparelhos. Dois ficarão sob responsabilidade do 49º BPM/I, outros dois com o 11º BPM/I e os demais à disposição do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), para utilização dos agentes de trânsito e guardas municipais.

“A população tem se incomodado com locais de barulho abusivo. Agora com a lei e com os equipamentos poderemos atuar”, explica o diretor da Divisão de Fiscalização de Trânsito da Prefeitura, Thiers Costa Marques Neto.

A capacitação ministrada pelo engenheiro de segurança do Cerest, Paulo Sérgio Tedd Bazílio, foi realizada de forma teórica e prática. Após a explicação de como manusear o equipamento, agentes e policiais foram para rua testar o conhecimento.

“É importante ressaltarmos a preservação da saúde da população. Os efeitos do ruído podem causar nervosismo, estresse, dores de cabeça e até a perda da audição”, pontua o engenheiro.

Para efeito de autuação, Thiers explicou que é considerado som excessivo aquele com níveis superiores a 80 decibéis. “Para isso, os aparelhos passaram pela homologação do Inmetro e tiveram que receber Certificado de Calibração”, explica. No total, entre a compra dos decibelímetros e a documentação, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 9 mil reais.

Integração
Neste convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, 250 policiais militares credenciados estão passando por um período de instruções sobre o Manual de Fiscalização de Trânsito, que encerra nesta sexta-feira (17).

“Ao atuar integrados nas ruas, eles vão cumprir o objetivo de garantir a fluidez, segurança e conscientização no trânsito. Essa integração vai além do poder da PM de autuar, até porque nosso objetivo é o de multiplicar a educação no trânsito”, explica Thiers.

O diretor ainda ressalta a importância do convênio para a diminuição dos acidentes e número de mortes no trânsito. “Agora a PM tem competência para fiscalizar no âmbito municipal. O mais importante é a contribuição na orientação do trânsito e a cooperação mútua entre as forças de segurança”, afirma.

Agentes de trânsito e PMs são capacitados

Agentes de trânsito e PMs são capacitados

Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/16/agentes-e-policiais-sao-capacitados-para-executar-a-lei-do-pancadao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original