Jundiaí prepara projeto-piloto de ‘cidade caminhável’

Publicada em 30/03/2015 às 18:42

Um ponto de referência para valorizar a relação dos circuitos pedestres com o centro histórico de Jundiaí será marcado no dia 25 de abril, pela instalação de um container na praça Governador Pedro de Toledo para o trabalho com a população e também para oficinas de marcenaria urbana que formam parte do projeto inédito de caminhabilidade (walkability), que está sendo implementado pela Prefeitura de Jundiaí e pelo Instituto Mobilidade Verde.

“O foco desse projeto é o polígono histórico formado pelas ruas Rangel Pestana e Vigário João José Rodrigues, de um lado, e as ruas Anchieta, Zacarias de Góes e Paula Penteado, tendo a avenida Henrique Andrés e a avenida Odil Campos Saes nos dois extremos”, explica a secretária Daniela da Camara Sutti, do Planejamento e Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM
Recuperação ambiental tem 6 mil árvores plantadas em fazenda

‘Referência de bairro’ é destaque no Plano Diretor Participativo

Integrantes da Secretaria de Planejamento e Instituto Mobilidade Verde discutem detalhes

Integrantes da Secretaria de Planejamento e Instituto Mobilidade Verde discutem detalhes

Com implantação prevista em seis meses, o projeto é considerado um dos mais importantes do País pelo especialista Lincoln Paiva, membro da organização chamada Sustainable Low Carbon Transport (SLoCaT), delegada pelo Departamento de Economia e Assuntos Sociais das Nações Unidas (ONU). Em uma de suas visitas anteriores à cidade ele participou da caminhada na rua Torta, que fez parte do projeto Ponte Torta e mostrou um olhar pedestre na topografia central.

As partes que formam o projeto são a pesquisa, a elaboração de projetos-pilloto (placemaking), a implementação dos projetos (prototyping), a medição de resultados e a elaboração de manuais com as lições aprendidas.

Todas as etapas envolvem a participação da comunidade. A parte da pesquisa inclui até mesmo medição de ruídos e temperatura, ranking de trajetos caminháveis, registro de narrativas locais e até mesmo a definição de outras estratégias além de dois “parklets” (vaga de estacionamento transformada em espaço de convívio), para intervenções.

A iniciativa é parte dos esforços para valorizar centro histórico para as pessoas

A iniciativa é parte dos esforços para valorizar centro histórico para as pessoas

O trabalho será desenvolvido principalmente aos sábados, quando muitas pessoas interessadas podem usar o tempo disponível para participar do projeto. Além das oficinas de marcenaria, o projeto vai contar com palestras ou workshops nesses dias a partir de maio. Uma das propostas da equipe é envolver artistas locais no processo.

O projeto conta ainda com apoio de outras pastas, como o Museu Histórico de Jundiaí. A coordenação é da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/30/jundiai-prepara-projeto-piloto-de-cidade-caminhavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original