Recuperação ambiental tem 6 mil árvores plantadas em fazenda

Publicada em 27/03/2015 às 18:03

A equipe em visita técnica ao projeto: borda da serra sendo renaturalizada

A equipe em visita técnica ao projeto: borda da serra sendo renaturalizada

A Prefeitura de Jundiaí considerou como positiva a avaliação da presença de um grupo técnico na vistoria realizada nesta semana no projeto de plantio de 6 mil árvores nativas no interior da Fazenda Ribeirão, localizada na zona de conservação ambiental da Ermida e parte do Território de Gestão da Serra do Japi. O trabalho, implementado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, é uma contrapartida iniciada há dois anos pela ampliação do Aeroporto Estadual de Jundiaí Comandante Rolim Adolfo Amaro.

“Esse tipo de implementação é muito importante porque se soma aos esforços de ampliarmos a cobertura verde do município, uma das metas de governo”, comentou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

LEIA TAMBÉM
Avançam preparativos de reflorestamento no rio Jundiaí-Mirim
‘Referência de bairro’ é destaque no Plano Diretor Participativo

A iniciativa ocorreu depois que um primeiro teste-piloto na área da Escola Técnica Estadual Benedito Storani mostrou limitações de solo para o volume pretendido. Surgiu então a alternativa da Fazenda Ribeirão, indicada pela Diretoria de Meio Ambiente e pelo Conselho Gestor do Território da Serra do Japi.

Parte da antiga área de pastagem está voltando a ter floresta

Parte da antiga área de pastagem está voltando a ter floresta

“Estamos naquela fazenda desde o final do século 19. Essa proposta veio ao encontro dos planos em andamento de uso sustentável. O mais interessante foi notar que, além das mudas plantadas perto de um canal de água que não chegou a secar, houve o reativamento do ciclo de sementeiras da própria Serra”, afirma Antonio Mendes Pereira, coordenador dos projetos na fazenda.

De acordo com o diretor Flávio Gramolelli, quase uma centena de espécies formaram o plantel dessas milhares de mudas e o resultado atual surpreende, principalmente pela escassez hídrica de 2014.

O trabalho foi orientado pelo Laboratório de Ecologia e Recuperação Florestal (LERF), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP. A implementação ficou a cargo da empresa Bioflora, com apoio da Prefeitura de Jundiaí.

De acordo com Antonio Mendes Pereira, na fazenda, que já abrigou episódios como os trabalhos de Boaventura Mendes Pereira ou as filmagens da estreia de Tarcísio Meira no cinema (em “Casinha Pequenina”, de Mazzaropi) desenvolvem-se diversos projetos nessa área em andamento como o apoio ao monitoramento aéreo da Serra, propostas de educação ambiental e outras.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/27/recuperacao-ambiental-tem-6-mil-arvores-plantadas-em-fazenda/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original