Serviços Públicos faz limpeza da estrada da Boiada

Publicada em 26/03/2015 às 17:44

A secretaria de Serviços Públicos realiza mutirão de limpeza de entulhos na estrada da Boiada, na Vila Esperança, neste sábado (28), a partir das 9h. A pasta realiza ação para combater o depósito clandestino de entulho. “Nosso objetivo é deixar a cidade mais limpa, atendendo a um pedido do prefeito Pedro Bigardi”, disse o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

O descarte irregular de restos da construção civil feito até por empresas e o lixo jogado por pessoas são os maiores problemas apontados pela secretaria, que já providenciou placas e fiscalização. O alerta é para que os moradores ajudem, denunciando essa prática nociva ao meio ambiente e à segurança da população pelo telefone 156.

LEIA TAMBÉM
Região do Tarumã vai receber área de lazer revitalizada
Zoonoses intensifica fiscalização em obras de grande porte
Prefeitura de Contagem se espelha na gestão de resíduos de Jundiaí

Ação da pasta será iniciada às 9h

Ação da pasta será iniciada às 9h

Não é a primeira vez que limpamos o local e por isso pedimos ajuda da população para que ela se conscientize e não descarte material e lixo. Também temos a preocupação, com esta ação, de evitar o acúmulo de água e a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue”, comentou o diretor de Limpeza Pública, Lucas Aparecido Rodrigues.

Coleta on-line
A secretaria realiza o trabalho por meio de um sistema informativo em tempo real, desde 2013, para combater o descarte clandestino. A partir deste trabalho, o resíduo sólido gerado pela construção civil tem trajetória rastreada com objetivo de diminuir o despejo em locais não apropriados. No início de 2013, existiam 1.270 pontos de descarte irregular e apenas 500 caçambas chegavam ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) por mês.

Com o trabalho desenvolvido pela secretaria, o município tem agora apenas sete pontos de descarte irregular, já em mapeamento para serem zerados. Além disso, cinco mil caçambas descartam o material no Geresol para reciclagem por mês atualmente.

O material reciclado é aproveitado por Jundiaí nas obras da Prefeitura e já gerou economia aos cofres públicos. O trabalho feito em Jundiaí já inspirou a Prefeitura de Belo Horizonte (MG), que utiliza o mesmo sistema.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/26/servicos-publicos-faz-limpeza-da-estrada-da-boiada-no-sabado-28/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original