Represa de Jundiaí chega a 100% de sua capacidade

Publicada em 20/03/2015 às 17:46

A represa de Jundiaí está com 100% da sua capacidade e desde janeiro é abastecida somente com água de seu principal manancial, o Rio Jundiaí-Mirim. As bombas de captação do rio Atibaia, primordial para garantir o abastecimento na crise hídrica, em 2014, estão desligadas desde janeiro. Apesar do bom momento, o diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, reforça a necessidade de a população continuar economizando uma vez que ainda estamos em um período de crise hídrica e as chuvas tendem a diminuir no início de abril.

“Juntos, poder público e população, estamos buscando alternativas para atravessar esta crise”, afirma, “e precisamos da colaboração de todos.”

LEIA TAMBÉM
DAE troca redes antigas para reduzir perdas de água
Jundiaí é destaque na Rádio Estadão sobre gestão hídrica
Avançam preparativos de reflorestamento no rio Jundiaí-Mirim
Água: Prefeito Pedro Bigardi é entrevistado por revista nacional

Abastecimento atual é todo feito do Rio Jundiaí-Mirim

Abastecimento atual é todo feito do Rio Jundiaí-Mirim

Jamil lembra que a contribuição da população, que entendeu a importância de fazer o uso racional da água, foi essencial para a garantia de abastecimento no município. “No ano passado conseguimos 15% na redução do consumo.”

Desde o segundo semestre de 2013, o abastecimento na cidade é feito através dos 200 litros por segundo fornecidos pelo Rio Jundiaí-Mirim, mais 200 litros por segundo da represa e 1,2 mil litros por segundo do Rio Atibaia.

Investimentos
A DAE está investindo em projeto para aumentar a capacidade de reservação do município.
A obra, que deve ser concluída ainda este ano, vai aumentar a capacidade da represa em quase 1 bilhão de litros. “Vamos aumentar a altura da barragem e assim vamos chegar a 9 bilhões de litros de água armazenados”, comemora Jamil.

Está sendo realizado ainda um estudo para fazer o afundamento da represa. Entre as várias etapas, serão feitas a batimetria (medição de profundidade), sondagem e o impacto do solo. “Esse projeto é mais complexo e demanda mais tempo, mas será muito importante para as próximas gerações. É sem dúvida um legado importante do prefeito Pedro Bigardi”.

Assessoria de Imprensa DAE
Foto: Divulgação

Assista à reportagem da TVE Jundiaí sobre o Dia Mundial da Água


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/20/represa-de-jundiai-chega-a-100-de-sua-capacidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original