Jundiaí sai na frente e lança o Plano de Segurança

Publicada em 20/03/2015 às 15:42

O lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania, realizado pelo prefeito Pedro Bigardi na noite dessa quinta-feira (19), confirmou o ineditismo desta ação na Aglomeração Urbana de Jundiaí e, principalmente, demonstrou a essência do trabalho: a integração.

VEJA AS FOTOS

Vindos de diversas cidades, representantes de todas as forças de segurança se juntaram a empresários, formadores de opinião, especialistas na área e moradores. Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) para acompanhar o início da estruturação das políticas de segurança no município.

“O plano não é do governo, mas sim da cidade. Ele passará por audiências públicas para ampliar a participação da população, que entendemos ser essencial para elaborar estruturas e diretrizes que atendam aos anseios de todos. Segurança não se faz sem integração”, disse Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Ensino superior gratuito comemora um ano em Jundiaí
Sesc vai ser inaugurado e quer parceria com Prefeitura
Jundiaí é destaque na Rádio Estadão sobre gestão hídrica

Prefeito Pedro Bigardi e representantes das forças de segurança

Prefeito Pedro Bigardi e representantes das forças de segurança

Segundo o prefeito, trata-se de um mecanismo que define metas e desafios destinados à proteção e cuidado das pessoas, além de facilitar a captação de recursos dos governos estadual e federal. O ineditismo do plano se deve ao fato de que as cidades paulistas sequer iniciaram esse tipo de discussão.

Para o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o plano é um marco na cidade. “Esperamos por isso há muito tempo e essa integração é essencial, porque uma força não consegue resolver o problema da segurança pública”, afirmou. “É uma política de Estado que precisa ser tratada como um dever de todos.”

O delegado da Seccional de Jundiaí, Luiz Carlos Branco, afirmou que o plano é voltado para o futuro e ressaltou que a integração entre as forças do município já existe. “Com certeza vamos batalhar para diminuir os índices de criminalidade da cidade”.

Lourival da Silva Junior, major do 4º Batalhão da Polícia Rodoviária de Jundiaí, falou que o plano é um grande desafio, mas considera que o trabalho preventivo e de integração é extremamente importante. Já o major do Corpo de Bombeiros, Eduardo Tavares, ressaltou que “segurança não é apenas um problema da polícia”.

O comandante do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, destacou o apoio que o Exército tem dado às forças e afirmou que “não tem como trabalhar o plano sem o envolvimento de todos os segmentos”. Sebastião Pujol, da Polícia Federal, ficou “deslumbrado com todo o conteúdo”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cláudia Tofoli Honório, disse que Jundiaí precisa aproveitar esta porta que o plano abriu para os segmentos que representam a sociedade. “É um plano da sociedade de Jundiaí para a cidade de Jundiaí”.

Além dos representantes de associações, conselhos e comunidades de Jundiaí, também participaram da solenidade as autoridades de segurança de Americana, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Piracicaba, Campinas, Jarinu, Louveira, Paulínia, Cabreúva e de São Paulo.

Auditório lotado para apresentação do plano

Auditório lotado para apresentação do plano

O plano
A apresentação ficou a cargo do coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires.

Ele explicou que o plano é constituído de 10 desafios e 35 metas, com eixo condutor voltado às forças de segurança, administração pública e sociedade. Dentre os desafios, o plano prevê retirar os jovens de grupos em situação de risco; reduzir a população em situação de rua; reduzir as áreas de vulnerabilidade social; prevenir a violência nas escolas; reduzir os crimes contra a vida e contra o patrimônio e a integração dos diversos entes públicos.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal; o Plano ainda prevê: a realização de audiências públicas; descentralização da Guarda Municipal; integração das forças policiais; regulamentação dos vigilantes autônomos; conservação e manutenção das ruas e espaços públicos; construção de habitações sociais e reurbanizações de áreas precárias, entre outras.

Integração
O vereador Rafael Purgato, representando a Câmara Municipal, disse que segurança é um dos assuntos que mais geram demanda no Legislativo. “A Câmara está à disposição, porque entendemos que é dessa forma que tem que ser construído a segurança em Jundiaí”.

Participaram da solenidade os secretários: de Administração e Gestão, Dênis Crupe; de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Marchiore; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; e representando as secretarias e órgãos: de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Gilson Pichioli; da Cijun, Gilberto Novaes; do Iprejun, Eudis Urbano; do Procon,
Adílton Garcia; da Ouvidoria, Eginaldo Honório; da Defesa Civil, Eduardo Carbonari; da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; o assessor especial Vanderlei Victorino; da Coordenaria da Juventude, Narriman Camargo; da Coordenadoria da Igualdade Racial, Valéria Fonseca; da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori; e os vereadores Marilena Negro, Leandro Palmarini e José Dias.

O plano está disponível na íntegra no site da Prefeitura de Jundiaí para que a população também possa dar a contribuição. A consulta pública ficará disponível até o fim de maio.

Segurança não se faz sem integração”, disse Pedro Bigardi

Segurança não se faz sem integração”, disse Pedro Bigardi

Kadija Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/20/jundiai-sai-na-frente-com-lancamento-do-plano-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original