Reserva Biológica na Serra do Japi reabre Casa do Conserveiro

Publicada em 17/03/2015 às 18:24

A Reserva Biológica Municipal (Rebio) na Serra do Japi foi alvo nos últimos meses de trabalhos de reforma na chamada Casa do Conserveiro, uma antiga construção que abrigou funcionários de manutenção de estradas e equipamentos utilizados na parte alta da serra no século 20.

O ato simbólico de resgate desse espaço será realizado neste domingo (22), a partir das 9h, com encontro na Base Ecológica de Estudos e Pesquisas, seguido de caminhada pela trilha de aproximadamente dois quilômetros até a Casa do Conserveiro e posterior retorno. Em caso de chuva, o evento será adiado.

LEIA TAMBÉM
Oficinas Participativas ouvem sugestões ao Plano Diretor

Serra do Japi recupera história para apoio a monitores de trilhas

Serra do Japi recupera história para apoio a monitores de trilhas

O trabalho foi realizado pelo grupo de monitores de trilhas da Reserva Biológica, em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Com a intervenção, o espaço passa a ser um ponto de apoio para o trabalho desenvolvido pelos monitores.

A data coincide com a passagem do Dia Mundial da Água e relembra que a Serra do Japi foi também o primeiro manancial de abastecimento de Jundiaí depois dos poços existentes inclusive na área urbana até o fim do século 19.

Essa também é a origem da Reserva Biológica Municipal (Rebio), unidade de conservação criada em 1992 e que ocupa quase 10% da área da Serra do Japi dentro do município.

Posteriormente, diversas administrações ampliaram essa medida para a proteção da natureza como um todo, especialmente a partir da década de 1950 e incluindo as medidas tomadas nos Planos Diretores de 1969 e 1981 ainda antes do tombamento estadual.

Conserveiros
A iniciativa homenageia também um grupo de pessoas que trabalhou diretamente nos cuidados com a Serra do Japi, pensada também como geradora de água para a cidade dentro da natureza e diversidade ali existentes, em uma atuação mais distante e, por consequência, pouco reconhecida no cotidiano.

Alguns dos dados históricos mostram que ali trabalharam pessoas como Florisvaldo Eufrásio de Souza e Antonio Oliveira Goes. O filho deste, Aparecido Oliveira Goes (Cidinho), ainda é lembrado por muitos jundiaienses e atuou oficialmente como auxiliar de artífice entre 8 de maio de 1987 e 20 de abril de 2006, quando faleceu.

Fundação
Dia 8 de março, quando foram comemorados 32 anos do tombamento regional da serra, o prefeito Pedro Bigardi assinou a ata de criação da Fundação Serra do Japi
. Na ocasião, ele explicou que, com a fundação, as ações para a preservação vão avançar ainda mais, inclusive com a instalação de novas câmeras de monitoramento. “A partir de agora temos um órgão que vai pensar e cuidar da Serra 24 horas por dia”, afirmou.

CONFIRA AS FOTOS

Visitação
Para realizar passeios monitorados na Reserva Biológica Municipal (Rebio), basta consultar o calendário disponível no portal do Projeto Nossa Serra.

Para outras opções privadas, consulte também o novo Portal de Turismo de Jundiaí.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ

Assista à reportagem da TVE Jundiaí sobre a lei que cria a Fundação Serra do Japi


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/17/rebio-serra-do-japi-reabre-casa-do-conserveiro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original