Secretário vistoria as obras de área do Geresol

Publicada em 05/03/2015 às 17:30

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, visitou, na tarde dessa quarta-feira (4), o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para vistoriar as obras de pavimentação do pátio, feitas em parceria com a Secretaria de Obras. O local será destinado para a instalação das duas tecnologias que farão os primeiros testes com os resíduos de Jundiaí.

O espaço receberá o sistema que fará a composição biológica dos resíduos usando o modelo de aeração. O volume que sobrar do processo vai passar por avaliação para saber a qualidade do composto. A outra tecnologia trata-se de um container que fará o mesmo processo e, em ambas, serão observadas o tempo que leva para a composição, os resultados e a qualidade final.

LEIA TAMBÉM
Novo sistema de tratamento de recicláveis está na fase final de implantação

Aguinaldo e sua equipe no local em que receberá as duas tecnologias

Aguinaldo e sua equipe no local em que receberá as duas tecnologias

“Faremos diversos testes com os mais variados resíduos, como por exemplo o resíduo verde ou de feira, assim como o doméstico, depois vamos fazer um novo teste misturando esses resíduos e ver o que ocorre”, explicou o secretário. As duas tecnologias são apropriadas para a captação do biogás, mas essa ação será em um segundo momento.

Aguinaldo explica que a escolha das tecnologias partiu do projeto apresentado no workshop na última sexta-feira (28), pois apresentam melhor custo benefício e emitem menos gases de efeito estufa. “São soluções modulares que nos permitem flexibilidade de testes e, dentro da rota tecnológica adotada por Jundiaí, que é a mecânica biológica, atingem as nossas expectativas”, disse.

Uma das preocupações da secretaria é ter um pátio totalmente impermeabilizado para evitar que o chorume vá para o solo, por isso, as tecnologias contam com a captação dessa matéria orgânica.

O secretário também diz que pretende instalar um ecoponto, para que as pessoas possam levar os resíduos até o Geresol e acompanhem todo o processo de tratamento, assim como alunos das escolas de Jundiaí quando o assunto for educação ambiental. “Esperamos que até o fim desse semestre tenhamos uma definição do tratamento dos resíduos de Jundiaí”, destacou.

Laboratório
Todas as análises do volume que sobrará após a ação das tecnologias serão realizadas no laboratório que está em fase final de construção no Geresol. O secretário também visitou as obras e disse que os equipamentos alemães que farão parte da bancada de análises devem chegar nas próximas semanas.

Laboratório de análises deve ser equipado nas próximas semanas

Laboratório de análises deve ser equipado nas próximas semanas

Kadija Rodriques
Fotos: PaulO Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/05/secretario-vistorias-obras-de-area-do-geresol/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original