Prefeito abre 10ª Conferência da Criança e Adolescente

Publicada em 05/03/2015 às 18:54

O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jundiaí, na manhã desta quinta-feira (5), na Universidade Paulista (Unip). O evento segue nesta sexta-feira (6) e é organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para o prefeito, o processo de conferências municipais tem sido um meio de elaboração de políticas públicas. “É a partir do município que se estabelecem políticas nacionais, mas também se criam diretrizes locais”, destacou. Bigardi ainda afirmou que é o momento para o poder público e a sociedade avaliarem o processo por meio de uma análise crítica e projetarem as ações para os próximos dez anos.

LEIA TAMBÉM
Filhas reencontram a mãe com ‘Corrente do bem’
Moradores do São Camilo têm opção de renda com curso

Prefeito diz que conferência municipal é ponto de partida para políticas nacionais

Prefeito diz que conferência municipal é ponto de partida para políticas nacionais

A secretária da Semads, Rita de Cássia Marchiore, afirmou que é preciso fazer acontecer não só na lei, mas no dia a dia. “Por isso é fundamental realizar discussões que nos levem ao avanço e todos que participam têm muita responsabilidade de caminhar para essa evolução”.

Cláudia Tofoli Honorio, presidente do CMDCA, se disse bastante satisfeita por ver a participação de adolescentes na conferência e afirmou que o conselho está disponível nesses dois dias de debates para ouvir os técnicos e representantes desse público. “Queremos sair desse encontro com a certeza de ter pessoas dedicadas e com muitas ações para serem colocadas em prática”, destacou.

Representando a presidência da Câmara de Vereadores, a vereadora Marilena Negro afirmou que o grande desafio é fazer todos os setores se interagirem. Já para a defensora pública da Infância e Juventude de Jundiaí, Patrícia Imperato, a expectativa é de que a conferência possa representar ações concretas. “Nos últimos 20 anos pouco se falou de políticas públicas para resolver os mais graves problemas e nenhum prefeito fez questão de acompanhar as discussões”, ressaltou.

Oportunidade
A estudante Gabriella Neves, 15 anos, foi uma das participantes do primeiro dia de conferência. Ela faz parte do grupo de jovens da Cáritas e decidiu aprofundar nos temas para conhecer os seus direitos, assim como os seus deveres. “Vou compartilhar com os meus amigos tudo o que for discutido, sem contar que é uma oportunidade para cobrar algumas ações que sinto falta, como segurança e espaços recreativos voltados para o público jovem”, disse.

Para a conselheira tutelar Kelly Cristina Galbieri, a conferência vai traçar metas a serem seguidas e as principais áreas discutidas, na sua opinião, são saúde mental e drogadição. “Dos casos que chegam até o Conselho Tutelar, 95% tem alguma relação com droga”, disse.

Participaram da solenidade o chefe de Gabinete, Alan Piccolo, o secretário de Cultura, Tércio Marinho, a titular da Coordenadoria da Juventude, Narrinam Camargo, e a titular da Coordenadoria da Mulher, Marilza Campos

Programação
Com o tema Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, o primeiro dia de conferência foi dedicado a palestras.

Nesta sexta-feira (6), será a vez de definir grupos para discutir as seguintes temáticas: drogas: interfaces necessárias na discussão de políticas públicas; apontamentos psicossociais dos acolhimentos de crianças e adolescentes; a violência e suas manifestações; universalização dos Direitos Sociais x Limites do Estado e Direitos Sexuais e Reprodutivos na adolescência: desafios da política pública.

A conferência tem início às 8h, no auditório da Unip.

Evento também servirá de parâmetros para definir ações para o município

Evento também servirá de parâmetros para definir ações para o município

Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/05/prefeito-abre-10a-conferencia-da-crianca-e-adolescente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original