Moradores do São Camilo têm opção de renda com curso

Publicada em 02/03/2015 às 16:32

Um problema na coluna impediu que Ivone Pereira de Souza, 50 anos, continuasse com o trabalho de diarista. Para ajudar na renda familiar, decidiu participar da Oficina Mãos na Massa, uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e a Associação Pio Lanteri. A aula inaugural foi feita nesta segunda-feira (2).

Com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim São Camilo na seleção das pessoas contempladas com a oficina, os participantes vão aprender a fazer pães doces e salgados, salgadinhos de festa e sonhos. “Sempre gostei de cozinhar, faço alguns pães em casa e vi nessa oficina uma maneira de contribuir na renda da minha família, porque só o meu marido trabalha”, afirmou Ivone, ao dizer que mora há 13 anos na região.

LEIA TAMBÉM
Mais de 25 mil pais retiram uniforme escolar
Tarifa de ônibus social a R$ 1 é aprovada pela população
Parceria com empresa gera 18 vagas para programa aprendiz

No primeiro dia, participantes têm aula prática

No primeiro dia, participantes têm aula prática

O projeto, segundo Luiz Guilherme Fushini Camargo, coordenador do Cras do São Camilo, é uma estratégia de geração de renda. “Avaliamos a oportunidade de fortalecer a rede socioassistencial mediante parcerias com entidades que estão situadas em nossa área de abrangência, e que em algum momento já desenvolveram ações vinculadas à geração de renda, como é o caso da associação”, explicou.

De acordo com o coordenador, a população atendida no centro apresenta demanda de acesso imediato à renda, tendo em vista a situação de desemprego ou acesso de trabalho eventual (bicos), como é o caso de Elisangela da Silva, 36. Mãe de seis filhos e grávida do sétimo, ela vive sozinha com as crianças e não consegue tempo para trabalhar. “Estou esperançosa que nessa oficina eu possa ganhar um pouco mais para melhorar a vida dos meus filhos, pois vivo apenas de Bolsa Família e pensão”, disse.

“Um dos nossos objetivos é que os participantes, ao fim das oficinas, possam ingressar no grupo de mulheres que realizam atividade de produção de salgados, doces e pães na associação e consigam conquistar a própria renda”, disse Luiz Guilherme.

Ele ressaltou ainda que as pessoas que pretendem montar o próprio negócio receberão uma palestra no último dia de curso, com um consultor do Sebrae que falará sobre técnicas de empreendedorismo.

Pães serão consumidos pelas crianças

Pães serão consumidos pelas crianças

Renda
De acordo com a coordenadora da associação, Elaine Cristina Cavalcante, em um dia de trabalho na semana, as mulheres chegam a tirar R$ 300. “Se tivermos mais mão de obra para a confecção dos pães, com certeza o lucro será ainda maior, é só querer”, destacou.

O curso tem duração de quatro aulas, marcadas todas às segundas-feiras na Associação Pio Lanteri. Toda a produção realizada durante o curso será revertida para o consumo das crianças que frequentam a entidade.

Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/02/moradores-do-sao-camilo-tem-opcao-de-renda-com-curso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original