Mini-hospital 24 horas muda panorama da saúde na cidade

Publicada em 26/02/2015 às 16:59

Quem mora no Vetor Oeste vai contar, a partir agosto, com uma nova alternativa de saúde pública. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – um mini-hospital que atende 24 horas – está em fase final de construção no Jardim Novo Horizonte. Nesta quinta-feira (26), acompanhado de secretários e vereadores, o prefeito Pedro Bigardi vistoriou as obras em mais uma atividade do Prefeitura em Ação. A atividade teve início segunda-feira (23) e prossegue nesta sexta-feira (27), com melhorias da mobilidade urbana: a inauguração da pavimentação da avenida Daniel Pelizzari.

A UPA terá atendimento pediátrico e clínico. Além disso, o local de 2.500m² de área construída contará com um anexo no qual haverá base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “É um pronto-atendimento para média e baixa complexidades, que vai ajudar o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e mudar todo o panorama da saúde na região. Será referência”, destacou Pedro Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS DO PREFEITURA EM AÇÃO

LEIA TAMBÉM
Na rua 8, asfalto transforma cotidiano dos moradores
Fundo Social abre 80 novas vagas para cursos gratuitos
Educação agiliza entrega do uniforme no Parque da Uva

Pedro Bigardi e Casarin, durante vistoria ao mini-hospital

Pedro Bigardi e Casarin, durante vistoria ao mini-hospital

Segundo o secretário de Saúde, Luís Casarin, pelo fato de o prédio ser grande, existe a ideia de contar com ações que vão além do que é preconizado no atendimento de uma UPA. “Estamos estudando colocar aqui algum tipo de especialidade.” De acordo com ele, a unidade deve ter um público de cerca de 80 mil pessoas daquela região.

As obras, que custariam R$ 7,2 milhões, ficaram em R$ 6,5 milhões e já estão na fase de acabamento. Vale lembrar que já estão em licitação os mini-hospitais 24 horas da Zona Leste (Ponte São João), Zona Norte (Vila Hortolândia) e Zona Sul (Vila Progresso).

E os moradores do Vetor Oeste já comemoram. “Moro no Novo Horizonte há mais de 40 anos. Antigamente, o posto de saúde mais próximo era no Traviú. Eu andava até lá com meus filhos para consultas. Hoje, além da Unidade de Saúde do bairro, teremos a UPA. Isso é mais do que poderíamos imaginar”, disse Lindinalva dos Santos.

A Unidade Básica de Saúde do Novo Horizonte, citada por Lindinalva, também foi visitada pelo prefeito. O local passou por reforma e ampliação e, com isso, área construída passou de 582m² para 674m². No local, são realizadas reuniões e atividades diversas com a comunidade.

Centros Comunitários
Pedro Bigardi visitou também o Centro Comunitário Jundiaí I, que também fica no Novo Horizonte. O local foi construído pela CDHU há cerca de dez anos e nunca teve uso. Hoje, a área está abandonada e gera medo. “Vamos realizar a reforma desse espaço e discutir o uso com a população da região”, garantiu o prefeito, que ouviu as demandas de quem mora na região.

Segundo ele, uma avaliação da estrutura será feita em breve, para que a reforma seja realizada.

Além disso, também foi visitado o Centro Comunitário Novo Horizonte, no qual 60 crianças de até 11 anos recebem sopa da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), de segunda à sexta-feira, sempre às 10h e às 14h. Também são realizadas no local várias atividades com a comunidade. “A área passará por uma reforma para que possa receber um curso de artesanato”, avisa a diretora técnica da Fumas, Solange Ferreira da Silva.

Já o Centro Comunitário H, também visitado no Prefeitura em Ação, passa por um período de transição. O espaço antes comandado pela Fumas passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Saúde, que em 90 dias levará o Programa de Saúde da Família para lá. “Estamos formando a equipe para iniciar o trabalho”, destacou o secretário Luís Casarin. Segundo ele, estão em estudo melhorias para que a quadra possa ser usada.

Pedro Bigardi e equipe também estiveram no Centro Comunitário São Francisco de Assis, da Cáritas Diocesana. No local, eles acompanharam algumas atividades.

A coordenadora da Cáritas agradeceu a visita e destacou a importância do Prefeitura em Ação. “É uma ideia positiva. É importante que o prefeito e sua equipe estejam nos bairros e conversem com a comunidade.”

Prefeito conversou com moradores no bairro

Prefeito conversou com moradores no bairro

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/26/mini-hospital-24-horas-muda-panorama-da-saude-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original