Federação escolhe Jundiaí para 1º Torneio de Atletismo

Publicada em 26/02/2015 às 17:32

A Secretaria de Esportes e Lazer recebe a primeira competição oficial da Federação Paulista de Atletismo (FPA) no ano. O Torneio Adulto da modalidade será realizado no Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, neste sábado (28), a partir das 9h.

Mais de 450 atletas de 30 equipes vão se esforçar para conseguir resultados satisfatórios às grandes competições internacionais marcadas em 2015, como os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato Mundial de Atletismo – em julho e agosto, respectivamente.

MAIS ESPORTE
Claudinei Quirino dará clínicas de atletismo em Jundiaí

Vôlei de areia tem inscrições prorrogadas até 4 de março
Sai a programação do ‘Zumba nos Bairros’ para março

Pista de atletismo no Bolão é elogiada pela Federação

Pista de atletismo no Bolão é elogiada pela Federação

O secretário de Esporte e Lazer, Cristiano Lopes, está animado com o torneio. “Por ser uma prova aberta ao público, vamos ter a oportunidade de mostrar para os atletas iniciantes o quão longe podem chegar no esporte. É a junção das duas pontas do atletismo. Nós vamos continuar incentivando todas as modalidades para que eventos assim possam se repetir no município”, disse Cristiano.

O local da prova foi escolhido com base nas exigências da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Segundo o superintendente da FPA, José Arthur Barros, a pista é um dos fatores que influenciam no desempenho dos atletas.Hoje o Bolão possui uma das melhores pistas do Estado de São Paulo. Essa será a primeira prova realizada no local e isso causa uma certa ansiedade entre os competidores, mas a organização tem boas expectativas em relação ao sucesso da prova em Jundiaí”, completou.

Barros destacou também o paisagismo do complexo esportivo e a quantidade de áreas com sombras na pista, características que aumentam o bem-estar dos candidatos durante o torneio.

Sete atletas da equipe de Jundiaí estão inscritos em oito categorias diferentes. Alan Renato Neves, 21 anos, vai competir em salto em altura e distância “É uma novidade participar de um torneio desse em casa. São atletas de alto nível reunidos em busca de vagas para grandes competições e isso nos incentiva. Meu maior objetivo é melhorar os resultados para crescer nesse esporte”, disse.

Provas em Jundiaí: primeira etapa

Provas em Jundiaí: primeira etapa

Valorização
Outro jundiaiense que vai participar das provas é Jaderson Arruda, praticante do atletismo há 12 anos e que realiza o arremesso de peso. “Estamos muito esperançosos, pois o atletismo vem sendo bastante valorizado na cidade. Uma competição dessa dimensão em Jundiaí vai fazer com que a modalidade seja ainda mais vista. Isso é muito importante se levarmos em consideração os Jogos Regionais deste ano na cidade e as Olimpíadas do ano que vem, no Rio de Janeiro.”

As provas em Jundiaí compõem a primeira etapa da competição, porém, com o calendário apertado, cada prova será de importância para os atletas. Os saltos acima de dois metros de altura ou em distância acima de oito metros, por exemplo, podem definir quem vai ou não para os campeonatos internacionais.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/26/federacao-escolhe-jundiai-para-sediar-1o-torneio-adulto-de-atletismo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original