Às vésperas da volta às aulas, secretário visita obras em escolas

Publicada em 06/02/2015 às 15:19

Pintura nova, cobertura de quadra, troca de telhado, ampliação de salas e até máquina de lavar louças. Foram esses, entre outros, os itens verificados nesta sexta-feira (6) pelo secretário Municipal de Educação, Durval Orlato, na visita que fez a algumas escolas da rede, com o objetivo de conferir se está tudo em ordem para o início do ano letivo, a partir de segunda-feira (9).

A volta às aulas não tirou do gabinete apenas o secretário de Educação. Simultaneamente, enquanto ele participava de um encontro com pais de alunos na região do Almerinda Chaves, diretores e supervisores da rede marcavam presença nas demais escolas, acompanhando a recepção aos pais de alunos, oportunidade em que receberam orientações sobre o retorno aos bancos escolares.

CONFIRA AS FOTOS DAS VISITAS

MAIS EDUCAÇÃO
Uniforme e material serão entregues no fim do mês

No Almerinda Chaves, secretário recepcionou cerca de 300 pais de alunos

No Almerinda Chaves, secretário recepcionou cerca de 300 pais de alunos

Após participar de reunião com aproximadamente 300 pais na Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, o secretário Durval Orlato visitou ainda outras duas escolas: a Emeb Aparecida Merino Elias, no Medeiros, e Carla Andressa de Oliveira Sinigália, na Vila Hortolândia. Nessas duas últimas, ele conferiu o andamento das obras de ampliação e pintura.

Durante a conversa com os pais de alunos, o secretário aproveitou para falar sobre a preocupação do governo do prefeito Pedro Bigardi em investir cada vez mais na qualidade da educação municipal. “São 110 escolas e queremos que haja um padrão de qualidade, não deixando de atender nenhuma delas, pois a educação é nossa prioridade”, disse.

Durval Orlato ressaltou a importância da pasta no contexto do governo municipal. São 32 mil alunos, que mobilizam uma equipe de 4,2 mil pessoas. “Se considerarmos o número de funcionários da Prefeitura, vamos ver que a maior parte atua na educação”, disse.

O secretário também falou sobre outras ações que caminham em paralelo ao funcionamento das Emebs, como a parceria com o Instituto Federal, para dar oportunidade à população de fazer cursos na área tecnológica, com vistas ao mercado de trabalho. Ele chamou a atenção ainda para os cursos que a Secretaria mantém para atender adultos que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever.

“Temos o Brasil Alfabetizado, que tem atraído pessoas de idade bem avançada, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), também muito concorrido, com 25 salas espalhadas pela cidade e atendendo mais de 500 interessados”, completou.

Inovações nas cozinhas das emebs agradaram cozinheiras

Inovações nas cozinhas das emebs agradaram cozinheiras

Obras de reforma e manutenção
As obras de manutenção das escolas municipais são programadas para ocorrer nos períodos em que os alunos não estão presentes. Por isso, elas são intensificadas duramente o recesso de fim de ano. “É uma satisfação muito grande quando as crianças retornam e encontram os prédios em ordem, com pintura nova, revisões nos sistemas hidráulico e elétrico e, em alguns caos, com espaços ainda maiores, por conta de ampliações”, explicou.

Um exemplo dessas ampliações está na Emeb Aparecida Merino Elias, no Medeiros. Lá, estão em fase de conclusão duas novas salas de aula e a cobertura da quadra. São mais de 600 metros de cobertura, o que vai otimizar o uso não apenas durante as atividades esportivas como também para eventos maiores, com a presença de pais.

Por isso mesmo, a diretora Vasti Ferrari está otimista com os resultados. Segundo ela, com as duas novas salas, será possível fazer uma redistribuição dos alunos, já que o número passou de 350 para 400. “Sem contar que a escola é de período integral e essas obras são muito importantes”, disse.

Na Andressa de Oliveira Sinigáglia, durante a visita dos pais, já era possível observar as mudanças no prédio, todo pintado e que recebeu cobertura parcial na área de recreação. O diretor, André Aparecido Cazella, acompanhou o secretário em uma visita às instalações.

Contudo, o que está fazendo sucesso nas escolas são as máquinas de lavar louças, modelo industrial, que estão chegando. A cozinheira Ester Stafuzza Pollo fez questão de agradecer o secretário Durval Orlato pelo que ela considerou um presente.

“Antes, levávamos muito tempo para lavar as louças e fazer a esterilização, que é muito importante. Agora, além de um processo mais eficiente, ganhamos tempo para os demais afazeres”, comentou a cozinheira.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/06/as-vesperas-da-volta-as-aulas-secretario-visita-obras-em-escolas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original