Dengue: Prefeitura pede que população redobre atenção

Publicada em 30/01/2015 às 18:10

Com a chuva e as altas temperaturas, a população deve redobrar a atenção no combate à dengue. O calor e a umidade são condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, mantém um programa de controle e prevenção permanente. Nesta época do ano as ações são intensificadas, principalmente os trabalhos de investigação epidemiológica e busca ativa de criadouros e de sintomáticos (moradores com sintomas da doença). Mas a população também tem papel importante na prevenção, eliminando os possíveis criadouros em casa.

Moradores devem ficar atentos aos possíveis criadouros

Moradores devem ficar atentos aos possíveis criadouros

Este ano, até quinta-feira (29) foram registrados 13 casos da doença, sendo 10 importados (moradores de Jundiaí infectados em outras cidades) e três autóctones (contaminados na cidade). Os três casos foram identificados esta semana e todos são moradores de um mesmo bairro, a Vila Bela. Por isso, nos últimos dias as equipes da zoonoses concentraram esforços no bairro e no entorno.

Nas visitas, os agentes de zoonoses encontraram diversos criadouros com larvas do mosquito em quintais e jardins das casas. “Não podemos descuidar. É preciso redobrar a atenção”, alerta o gerente do Centro de Zoonoses, Carlos Ozahata. “Este fim de semana vamos continuar trabalhando nos bairros vizinhos ao Bela Vista para eliminar os focos e orientar os moradores.”

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue, Ana Lúcia Castro, destaca também que os moradores com sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. “A orientação é que procurem uma unidade de saúde ou um pronto-atendimento.”

O Centro de Zoonoses fica na rua Prudente de Moraes, 744, no Centro. Telefone 4521-0660.

Algumas dicas para eliminar criadouros:

– Guarde pneus em locais secos e cobertos
– Mantenha o lixo tampado
– Guarde garrafas vazias de boca para baixo
– Tampe as caixas d’água
– Armazene adequadamente os materiais recicláveis
– Tampe os ralos
– Limpe os terrenos
– Evite usar pratos nos vasos de planta, ou fure-os

Principais sintomas da dengue:

– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor no fundo dos olhos
– Falta de apetite
– Dores nas articulações
– Fraqueza
– Manchas pelo corpo

Niza Souza
Fotos: Arquivo

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/30/dengue-prefeitura-pede-que-populacao-redobre-atencao/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original