Cavalgada da Festa da Uva ganha ‘reforço’ de carros tunados

Publicada em 29/01/2015 às 18:47

Uma das mais tradicionais atrações da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos será realizada neste domingo (1º), com o desfile de cavalos e charretes pelas avenidas Luiz Latorre, Nove de Julho e Coleta Ferraz de Castro, a partir das 10h. E o fim de semana ganha um reforço, com outro passeio marcado para sábado (31), também às 10h, com os adeptos dos carros modificados (“tunning”). Neste caso, o percurso será entre o Paço Municipal e o Parque da Uva.

“A perspectiva para o domingo é termos 250 cavalos e também charretes participando do passeio. Temos uma longa história nesse setor desde os tempos coloniais e Jundiaí continua sendo parte da região equestre mais importante do Estado, que fica entre Morungaba e Itu”, explica o diretor de Abastecimento, Edilson Chrispim.

Cavalgada de 2013 reforçou o centenário da romaria

Cavalgada de 2013 reforçou o centenário da romaria

Além das bandeiras oficiais, a comitiva do desfile de domingo (1º) deve contar com a Corte da Uva e também detalhes como um “berranteiro”, tocador desse antigo instrumento sonoro típico do interior. Na chegada ao Parque da Uva, prevista para as 11h, a caravana vai ser recebida no palco externo pela Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira.

De acordo com o agrônomo Lourival Dantas Fagundes, o levantamento agropecuário mais recente da série LUPA, do governo estadual, apontou mais de 4 mil cavalos criados em Jundiaí.

Carros tunados
No sábado (31), um evento adicional na programação se tornará uma atração diferente. Trata-se do desfile de carros tunados (“tunning”), que parte do Paço Municipal às 10h rumo ao Parque da Uva pela avenida Nove de Julho. Mais de 50 carros modificados devem participar.

“Todos chamam a atenção pelo visual e pelo rebaixamento, mas alguns também apresentam mecanismos como os amortecedores a ar, que erguem e abaixam os carros”, explica Rubens Ferro, um dos organizadores.

Ano passado, mais de 300 participantes

Ano passado, mais de 300 participantes

O evento vai marcar também os preparativos para um grande encontro de adeptos do “tunning” marcado para a noite de 7 de fevereiro, no estacionamento do Paço Municipal.

A 32ª Festa da Uva de Jundiaí já recebeu anteriormente os passeios da Tratoratta (com os tratores da área agrícola) e dos Motociclistas (com adeptos e simpatizantes de motoclubes da cidade). Além dos passeio dos carros tunados neste sábado (31) e da Cavalgada da Festada Uva no domingo (1º), o evento contará ainda com o Desfile de Carros Antigos no domingo (8).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/29/cavalgada-da-festa-da-uva-ganha-reforco-de-carros-tunados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original