Prefeitura e PM definem ações para segurança no trânsito

Publicada em 28/01/2015 às 16:03

Representantes da Secretaria de Transportes e do 11° e 49° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) de Jundiaí se reuniram, nesta terça-feira (27), para alinhar o início das ações integradas envolvendo o convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O convênio, que não envolve recursos financeiros, espera que o município delegue ao Estado a execução de atribuições que constam no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, policiais militares serem credenciados como autoridades do trânsito também no âmbito das leis municipais.

LEIA TAMBÉM
Número de radares vai cair quase 40% em Jundiaí
Em 2014, agentes de trânsito fizeram mais de 13 mil atendimentos

Reunião define mais ações educativas no trânsito

Reunião define mais ações educativas no trânsito

De acordo com a diretora de Trânsito, Regina Romão, os policiais militares credenciados passarão por período de instruções sobre o Manual de Fiscalização de Trânsito para que possam se inteirar do trabalho dos agentes de trânsito.

“Assim, ao atuarem integrados nas ruas, cumprirão com nosso objetivo de garantir a fluidez, segurança e conscientização no trânsito, contribuindo desta forma para a diminuição dos acidentes e número de mortes no trânsito”, explica.

Educação
Além da integração, o convênio visa a ações educativas. “Um exemplo é a lei do pancadão, já regulamentada e fiscalizada pelos policiais, mas que pretendemos fazer ações em conjunto, buscando em primeiro lugar a orientação, para garantir assim mais tranquilidade a todos”, afirma a diretora.

Aprovado em setembro de 2014, o convênio garante uma segurança viária maior, já que haverá integração no trabalho entre os agentes de trânsito e policiais militares, além da disponibilidade de acesso dos Boletins de Ocorrências da Polícia Militar, para análise e elaboração de dados estatísticos, norteando ações educativas, de fiscalização e engenharia realizadas pela Secretaria de Transportes.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/28/prefeitura-e-pm-definem-acoes-para-seguranca-no-transito/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original