Zoonoses reforça notificação de suspeita da dengue

Publicada em 27/01/2015 às 18:34

Alguns dias depois de passar por uma unidade de Pronto-Atendimento (PA) com sintomas de dengue, a família de um ajudante de caminhoneiro recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita da equipe do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses de Jundiaí.

As agentes Maria Ivone Filama de Melo e Maria Inês de Souza colheram dados sobre os sintomas e a rotina do rapaz de 28 anos nos últimos 15 dias. Também fizeram uma varredura no quintal da casa onde ele mora e nos imóveis vizinhos em busca de criadouros do Aedes aegypti.

LEIA TAMBÉM
Prevenção e controle da dengue continuam na cidade
Laboratório de entomologia agiliza ações de controle da dengue

Visitas também buscam focos da dengue nas casas

Visitas também buscam focos da dengue nas casas

As visitas, chamadas de investigação epidemiológica, fazem parte da rotina de trabalho do Centro de Zoonoses e são mais uma ação do Programa de Controle do Vetor Transmissor da Dengue, da Secretaria de Saúde.

Todos os serviços de saúde, públicos ou particulares, são obrigados a notificar os casos suspeitos de uma série de doenças epidemiológicas, entre elas a dengue.

“O exame para confirmar a dengue demora cerca de 20 dias e não podemos esperar para iniciar as ações. Por isso é tão importante a notificação”, explica a biomédica Ana Lúcia Castro, coordenadora do programa. “É a partir das fichas de notificação que visitamos os pacientes com suspeita da doença e começamos a montar estratégias de ação.”

Importados x autóctones
No caso do ajudante de caminhoneiro, o quintal da casa estava limpo, sem recipientes com água parada ou focos do mosquito da dengue. A entrevista feita pelas agentes constatou que ele foi picado em outra cidade, provavelmente em Sumaré, na região de Campinas.

“É por meio do rastreamento epidemiológico que a gente conclui o local provável da infecção. Se o exame confirmar que ele está mesmo com dengue, será um caso importado”, explica Ana Lúcia, destacando que essa informação também é importante para direcionar as ações de vigilância e prevenção da doença.

Em 2014, o Centro de Zoonoses investigou 1.389 notificações de casos suspeitos de dengue. Desses, 494 foram confirmados, mas metade foi importada, ou seja, são moradores de Jundiaí que foram infectados em outras cidades. Este ano, até a segunda-feira (26), a Zoonoses recebeu 56 notificações e foram confirmados cinco casos de dengue, sendo quatro importados.

Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/27/zoonoses-reforca-notificacao-de-suspeita-de-dengue/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original