Número de radares vai cair quase 40% em Jundiaí

Publicada em 26/01/2015 às 18:12

Após o encerramento do contrato com a empresa Splice, que operava os radares dos cruzamentos da cidade desde 2012, a Prefeitura de Jundiaí estuda nova contratação. O edital está previsto para ser publicado até a metade de fevereiro de 2015 e a nova empresa deve atuar na cidade a partir de julho deste ano. No entanto, de acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, uma nova estratégia de fiscalização será aplicada. “Vamos unificar as infrações por meio de apenas um contrato. Nosso maior objetivo é educar e não multar os motoristas.”

LEIA TAMBÉM
Novos semáforos garantem fluidez e segurança no trânsito

Em 2014, agentes de trânsito fizeram mais de 13 mil atendimentos

O secretário explica que, proporcionalmente ao tamanho de Jundiaí, pode haver uma redução na fiscalização. Assim, entre radares e lombadas eletrônicas, serão 50 equipamentos no total. “Teremos uma redução de 37,5% de fiscalização com a nova contratação”, completa.

Folgozi: nova estratégia com objetivo de educar

Folgozi: nova estratégia com objetivo de educar

Após estudos, a ideia da Secretaria de Transportes é que 100 locais tenham a estrutura para receber os radares. Assim, os 50 equipamentos podem revezar nos locais que mais demandam atenção dos motoristas. “Essa estratégia é educativa, para que as pessoas fiquem atentas em locais específicos, independentemente de ter ou não a fiscalização. O fato de não ter radar não dá direito ao motorista de não respeitar a sinalização”, afirma Folgozi.

O secretário ressalta ainda que os equipamentos eletrônicos são mais uma forma de fiscalização. Neste período em que uma nova empresa ainda não é contratada, os agentes de trânsito serão alocados nos pontos que mais necessitam fiscalização.

Luiza Ronchi
Fotos: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí
http://youtu.be/acqEQorOsqI


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/26/numero-de-radares-vai-cair-quase-40-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original