Festa da Uva: primeiro final de semana mostra variedades

Publicada em 24/01/2015 às 16:35

Não foram apenas as cozinhas das barracas do espaço gastronômico que aproveitaram o primeiro dia da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos depois da abertura para esquentar os motores para os três finais de semana do evento. Os palcos de música, o atendimento das adegas, as cargas de frutas das bancas de vendas dos bairros, a simpatia das cantinas das adegas e tudo o mais foram testados para a maratona que envolve cerca de mil pessoas (na maioria voluntários) nesta temporada de 81 anos da tradicional festa no Parque da Uva.

VEJA AS FOTOS DA FESTA

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DA FESTA

MAIS FESTA DA UVA
Adegas fazem sucesso no evento
Procon Móvel atende consumidores no Parque
‘Tratorada’ abre a programação do sábado (24)

Nos palcos, a variedade da música mostrou sua harmonia

Nos palcos, a variedade da música mostrou sua harmonia

O projeto “Jundiaí Feito à Mão”, por exemplo, oferece muitos produtos com cara de souvenires (lembranças) para os turistas ou mesmo para os moradores da cidade. De um criativo suporte para garrafas de vinho em madeira feito por Flávio Leone até os tradicionais enfeites de mesa montados por Rosa e Izumi Tsuchiya, é possível encontrar lembranças produzidas com miçangas, sabonetes, pintura em tecido, bordados, suportes de chaves, bloquinhos, caixinhas em miniatura e uma infinidade de outras surpresas.

Nos palcos, a variedade da música mostrou sua harmonia. O violeiro Fábio Porte, que levou um trio ao palco interno em uma seleção de clássicos do gênero como Almir Satter ou Rolando Boldrin, contou que preferiu apresentar canções de conhecimento público. “Mas tenho também um trabalho próprio”, afirmou ele, que tem em seu novo disco uma música em homenagem à Serra do Japi. A noite teve ainda rock, reggae e forró.

De acordo com Eufra Modesto, diretor da Secretaria Municipal de Cultura, o trabalho de coordenar as 140 atrações dessa maratona da festa é um desafio empolgante. “O tempo está ao nosso lado e não contra nós”, comentou sobre a montagem do cronograma de bandas e também de circo e teatro. Além do palco interno, existe um palco externo e ainda dois coretos.

No espaço gastronômico, o Deguste Jundiaí, equipes das festas comunitárias dos bairros e paróquias esbanjavam animação. Para a rainha da Corte da Uva, Grayce Guerini, as opções de pratos típicos ou lanches fazem da escolha o momento mais difícil do passeio. “Os moradores de Jundiaí sabem como são boas essas equipes das festas que estão reunidas aqui”, comentou ao lado de princesas e vinhateiras.

No espaço em que ficam as cantinas das adegas de vinhos de produção familiar, uma das atrações mais elogiadas foi a pintura feita exatamente a partir do vinho pela equipe do estúdio Alfa 2, do ilustrador Paulo Borges. “São surpreendentes e lindas, usando paisagens da própria cidade”, comentou a visitante Vânia Pereira.

Prefeito e Primeira-dama conhecem a inusitada técnica da pintura com vinho

Prefeito e Primeira-dama conhecem a inusitada técnica da pintura com vinho

O evento tem ainda produtos locais na alameda Empório Jundiaí, como conservas, cervejas artesanais, livros, massas e outras curiosidades. Há ainda surpresas nas barracas de entidades assistenciais espalhadas pelo parque (como paleteria ou doces de uva) e participantes como as duchas e aparelhos com economia de água e energia da Eco Evolution, com demonstrações no local. Sem contar os animais da Fazendinha e os brinquedos infláveis do Espaço Criança, entre outros, além, é claro, os passeios turísticos aos sábados e domingos como uma opção adicional.

Nossas festas sempre aquecem no primeiro fim de semana, decolam no segundo e se consagram no terceiro, e a maioria daqui já participou de outras edições. O ambiente está muito integrado”, comentou o secretário Marcos Brunholi, de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Com um novo estacionamento (acessado pela lateral do Ginásio de Esportes Nicolino de Luca, o Bolão), o fluxo para os visitantes está mais tranquilo neste ano também pela entrada adicional criada nesse lado do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari.

Barracas do espaço gastronômico fazem sucesso

Barracas do espaço gastronômico fazem sucesso

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí
http://youtu.be/bavwMCSVVdU


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/24/festa-da-uva-primeiro-final-de-semana-mostra-cardapio-de-variedades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original