Unidade móvel do Procon chega aos bairros

Publicada em 14/01/2015 às 15:41

Poucos minutos após ser apresentado oficialmente à população, na manhã desta quarta-feira (14), na praça Joaquim Soares Lemos, na Vila Hortolândia, o Procon nos Bairros iniciou as atividades com um expressivo número de pessoas presentes para registrar os primeiros atendimentos do novo serviço.

Dona Ivanilde Marani foi a primeira pessoa a receber atendimento no veículo adaptado com todos os equipamentos para reproduzir os mesmos serviços do endereço físico do Procon. Com os papéis em mãos, ela contou que comprou uma máquina vap que apresentou problema, mas não teve o estorno do seu dinheiro como anunciado pela loja.

Estava pensando em como ir até o Procon, mas depois soube que o pessoal viria ao bairro e vejo que tudo ficou mais fácil para mim”, disse, elogiando a iniciativa da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM
Quando a leitura é uma opção de diversão nas férias
Nas feiras, Defesa Civil conscientiza e cadastra população

Prefeito e vereadores visitam o interior da van do Procon

Prefeito e vereadores visitam o interior da van do Procon

Assim como Ivanilde, outras pessoas apresentaram seus problemas para que o Procon pudesse intervir.

O prefeito Pedro Bigardi, que esteve no local para acompanhar o lançamento, disse que a área do consumidor é uma das que mais avançaram nos últimos anos e Jundiaí está se equipando para acompanhar esse aumento de demanda. “O sistema de levar os serviços do Procon até os bairros vai dar oportunidade às pessoas que, por diversas razões, não conseguem chegar até a sede do órgão”, comentou.

Para o chefe do executivo, a descentralização de alguns atendimentos favorece a população, e citou outro exemplo, que são os postos de atendimento da DAE, hoje presentes em quatro pontos distintos da cidade. “É a linha que estamos adotando, de trazer alguns serviços cada vez mais próximos da comunidade que vai utilizá-los e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Hortolândia será mais um exemplo dessa estratégia”, disse.

A UPA da Vila Hortolândia está em fase de projeto, mas o prefeito Pedro Bigardi anunciou que a intenção é que as obras sejam iniciadas ainda neste semestre. Ela vai ser construída na Rua Campinas e atenderá não só a Vila Hortolândia como também outros bairros da região, como Vila Marlene, Morada das Vinhas, Cecap, dentre outros.

Procon nos Bairros
O Procon nos Bairros funcionará sempre das 8h30 às 16h30. Em regiões mais populosas, como a Vila Hortolândia, serão três dias. Além desta quarta, ficará no local nesta quinta (15) e sexta (16). Já no Ivoturucaia, será quinta (22) e na sexta (23). No Morada das Vinhas serão três dias: quarta (28), quinta (29) e sexta (30).

O coordenador do Procon, Adílton Garcia, anunciou que o órgão está formalizando uma o parceria com o Centro de Integração e Cidadania (CIC), para que a unidade móvel passe a oferecer alguns dos seus serviços também. Funcionando há pouco mais de um ano na região do Parque Cecap, o CIC disponibiliza segundas vias de certidões de nascimento, óbito e casamento, do CPF, além de pontos do Acessa SP.

De acordo com a diretora-técnica do CIC, Raquel Pereira dos Santos Conchetta, pelo menos um dia na semana uma equipe estará na unidade do Procon nos Bairros para oferecer esses atendimentos. “Não será como no CIC, onde as pessoas têm acesso direto com senha, mas faremos a intervenção para que elas consigam o que precisarem”, disse.

Dona Ivanilde inaugurou os atendimentos no Procon Móvel

Dona Ivanilde inaugurou os atendimentos no Procon Móvel

O maior Procon da região
O coordenador destaca também outras ações importantes promovidas pelo Procon de Jundiaí como a Caminhada do Procon que reuniu mais de 500 pessoas; o Ranking Online que lista no site da Prefeitura de Jundiaí as 50 empresas mais reclamadas e a Semana do Idoso que contou com o lançamento da Cartilha do Consumidor também disponível no site da prefeitura.

Jundiaí é pródiga em acumular experiências positivas em diversas áreas. Em defesa do consumidor, não é diferente. O coordenador regional do Procon de Campinas, Alahyr Ferreira da Cruz Junior, disse que a unidade de Jundiaí é considerada a maior junto às conveniadas.

“Em número de atendimentos, de estrutura e de abrangência populacional, o Procon de Jundiaí é o primeiro dentre os maiores da região de Campinas e agora, com o a expansão do atendimento para os bairros, de forma descentralizada, vamos observar números ascendentes”, disse.

Estiveram presentes ao lançamento do Procon nos Bairros diversas autoridades do Executivo e do Legislativo, como os secretários: de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini; interina de Planejamento e Meio Ambiente, Telma Bernardes; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município, José Carlos Pires; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari; o presidente do Instituto de Previdência de Jundiaí, Eudis Urbano dos Santos; Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos; Coordenadora do Idoso, Cláudia Satori; o chefe de Gabinete do Prefeito, Alan Piccolo, e os vereadores Antonio Carlos Pereira Neto, José Carlos Ferreira Dias e José Adair de Souza, este último representando a presidência da Câmara Municipal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/14/procon-chega-aos-bairros-com-unidade-movel-e-ja-sinaliza-ampliacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original