Nas feiras, Defesa Civil conscientiza e cadastra população

Publicada em 13/01/2015 às 17:24

Quem passou pela feira do Centro, na rua Leonardo Cavalcanti, notou nesta terça-feira (13) uma tenda que se misturava às barracas do local. Era a equipe da Defesa Civil realizando a ação preventiva da Operação Verão, com a entrega de panfletos educativos. Também foi realizado o cadastro de munícipes interessados em receber os alertas de chuvas por meio de SMS, no celular.

A proposta foi bem recebida pela população, que pegou dicas e fez questão de deixar o número de telefone para as mensagens de texto. “É um trabalho muito interessante. Quando eu receber algum tipo de informação por meio do serviço, farei questão de avisar os vizinhos sobre a chegada das tempestades”, comentou a moradora da Vila Nambi, Telma Cristina Santos.

LEIA TAMBÉM
Nova turma começa curso de Moda no Fundo Social
Festa da Uva: preparativos entram na reta final
Quando a leitura é uma opção de diversão nas férias

Panfletos foram entregues e número de telefone para SMS de alerta foi cadastrado

Panfletos foram entregues e número de telefone para SMS de alerta foi cadastrado

Sônia Aparecida de Faria Almeida, moradora do Jundiaí Mirim, também cadastrou o número para receber o SMS e elogiou a qualidade do material, com informações sobre tempestades, enchentes, chuvas fortes, áreas de risco, entre outros temas. “Tenho medo de raio e é muito bom saber o que fazer quando eles ocorrem A iniciativa do órgão é excelente.”

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o coronel Eduardo Luiz Carbonari, a ideia é, além de levar informação à população, aproximar o órgão dos munícipes. “É a oportunidade para tirar dúvidas e mostrar que estamos disponíveis. Além disso, fazemos questão de deixar o nosso contato, o número 199, que pode ser acionado em caso de emergências.”

Ele explica que, após circular pelas feiras, será a vez dos varejões noturnos e dos bairros com áreas de risco, como Jardim São Camilo, Jardim Sorocabana e Tamoio. “É uma ação que visa atender toda a cidade.”

Carbonari frisa que Jundiaí, considerada uma cidade resiliente, com capacidade de se recuperar rapidamente de desastres naturais, contou com a instalação de pluviômetros em diversos bairros do município. Cinco já foram colocados e outros quatro serão em breve. O equipamento mede a chuva em tempo real. “Dessa forma, sabemos quais são as regiões mais afetadas por temporais.”

Além disso, foi realizado, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, o trabalho preventivo de desassoreamento de rios e limpeza de galerias em áreas nas quais há casos de enchentes. A Prefeitura tem investido ainda em habitação e reurbanização de bairros como o Jardim São Camilo e Jardim Tamoio. Está em andamento a construção de 400 unidades habitacionais no São Camilo, 1088 no Novo Horizonte e 108 na Vila Ana.

Mais datas
Nesta quarta-feira (14), a Defesa Civil estará na feira da Ponte São João. Na sequência, vêm as feiras dos bairros Anhangabaú na quinta-feira (15); Vila Liberdade na sexta-feira (16); Vila Comercial na terça-feira (20); Vila Hortolândia na quarta-feira (21); Vila Progresso na quinta-feira (22); Jardim Tamoio na sexta-feira (23); Vila Jundiainópolis na terça-feira (27); na marginal do Rio jundiaí no Jardim das Tulipas na quarta-feira (28); na rotatória da escola municipal do Santa Gertrudes na quinta-feira (29); e Retiro na sexta-feira (30).

Sônia foi abordada, recebeu o material e elogiou a iniciativa da Defesa Civil

Sônia foi abordada, recebeu o material e elogiou a iniciativa da Defesa Civil

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí
http://youtu.be/O_MgjhapYxs


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/13/nas-feiras-defesa-civil-conscientiza-e-cadastra-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original