Jundiaí atinge patamar de mil formados no Pronatec

Publicada em 20/12/2014 às 15:24

Com a formatura de mais 600 formandos nos cursos rápidos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), articulado localmente pela Prefeitura de Jundiaí, a cidade alcançou o patamar de 1 mil moradores beneficiados em dois anos. A cerimônia foi realizada na noite de sexta-feira (19), no Teatro Polytheama, e contou com atrações especiais como o Coral do Centro de Referência do Idoso (Criju).

LEIA TAMBÉM
Livros da biblioteca serão inventariados

Prefeitura, Câmara, Senai, Senac, PAT e INSS juntos pelo programa

Prefeitura, Câmara, Senai, Senac, PAT e INSS juntos pelo programa

“É um mecanismo social muito eficiente, porque logo estão trabalhando. Anteriormente entregamos outros 400 certificados, levando a cidade para o patamar das mil pessoas e também famílias beneficiadas”, destacou a secretária Rita de Cássia Marchiore (Assistência e Desenvolvimento Social).

O ato contou também com o vice-prefeito e secretário Durval Orlato (Educação). Para ele, esse tipo de educação rápida é importante para não deixar as pessoas sem fontes de renda. “Antigamente um padeiro se formava como aprendiz em longo tempo. Hoje, em poucos meses é possível ter uma formação de qualidade”, comentou.

Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em áreas que foram nesta etapa de auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, almoxarife, operador de computador, manicure e pedicure, montador e reparador de computadores e promotor de vendas. E de eletricista instalador predial, desenhista mecânico, mecânico de motores ciclo de Otto, montador de painéis elétricos, assistente de operação logística portuária, padeiro, confeiteiro e pizzaiolo.

Janaína e as filhas: "Alternativa de trabalho"

Janaína e as filhas: “Alternativa de trabalho”

Oportunidade
Para Janaína Camargo da Silva Alves, moradora no Jardim Santa Gertrudes, o curso foi uma janela de oportunidade. “Eu estava desempregada e tenho três filhos para cuidar. Com esse trabalho, posso atender a domicílio e também cuidar deles”, afirmou ela, planejando para o futuro o registro como microempreendedora. Na cerimônia, contou com a torcida das filhas Jamile, 6 anos, e Juliane, de 5.

Entre o público atendido estão segurados recebedores de auxílio doença do INSS, por meio do Ministério da Previdência Social; beneficiários do seguro desemprego, por meio do PAT (Posto de Amparo ao Trabalhador) e unidades do Poupatempo, pelo Ministério do Trabalho e Emprego; além dos atendimentos do 12º GAC, por meio do Ministério da Defesa.

A cerimônia foi prestigiada pelos gerentes do PAT, Maria Aparecida Gibrail, do INSS, Isabel Zíngano do Amaral e Ednilson de Núncio, e do Senai, Jonatas Pedroni. A vereadora Marilena Negro, representando a Câmara Municipal, também destacou o alcance social dessa união de setores.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/20/jundiai-atinge-patamar-de-mil-formados-no-pronatec/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original