Secretário de Saúde participa da festa de Natal do Caps Adulto

Publicada em 19/12/2014 às 18:33

Para coroar o trabalho feito durante o ano, o Centro de Atenção Psicossocial ao Adulto (CapsAd) realizou nesta sexta-feira (19), juntamente com atendidos e familiares, uma emocionante festa de natal. O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, participou do evento.

As apresentações feitas pelos assistidos emocionaram os convidados pela dedicação e entrosamento, principalmente com a equipe de trabalho. “Acolhimento, carinho e aconchego não devem ser somente no Natal. Aqui nós fazemos o máximo para proporcionar bons sentimentos o ano inteiro”, disse a enfermeira Lucrécia Cristina Martins.

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

LEIA TAMBÉM
Vacinação contra pólio e sarampo continua nas UBSs

Campanha contra Aids faz quase 700 testes na cidade

Equipe do Caps, voluntários e o secretário Luís Casarin

Equipe do Caps, voluntários e o secretário Luís Casarin

Como abertura do evento, os grupos expuseram trabalhos desenvolvidos durante o ano nas oficinas oferecidas pelo Caps. O primeiro foi o de fotografia que, em um clipe, mostrou o avanço dos pacientes ao longo do tempo como: a percepção que eles têm do espaço, confiança e empatia uns com os outros. Todas as fotos foram tiradas pelos próprios atendidos.

As demonstrações de dança também foram muito aplaudidas. As coreografias apresentadas de pop e forró animaram a plateia e deixaram os familiares orgulhosos. “A família tem um papel essencial no tratamento. Nós como pais, mães e irmãos temos que observar, incentivar e interagir com eles para que tudo que conquistam aqui não seja perdido em casa. É um trabalho árduo, mas que vale a pena”, disse Kelly Cristina Bogajo, mãe de um atendido pelo Caps e integrante do Conselho Gestor – que se reúne mensalmente para discutir e aproximar as famílias dos projetos desenvolvidos pelo Caps.

Com o apoio da Secretaria de Comunicação Social, foi criado o Jornal do Caps e distribuído durante a comemoração. O jornal contém matérias sobre diferentes temas do cotidiano, porém importantes para discussão e reflexão na opinião dos autores, os próprios atendidos.

A gerente do Caps Adulto, a psicóloga Rute Lopes Comenciato, agradeceu a presença de todos, “Nós ficamos muito felizes em ver todos vocês aqui. Todos os anos organizamos essa festa para apresentar os trabalhos aqui realizados e reunir a família de todos os nossos atendidos. Isso tudo só acontece porque vocês estão juntos conosco nessa luta, desde o nosso dia a dia até na conquista dos enfeites natalinos para esta linda festa”.

“É incrível como eles festejam cada passo e é isso que queremos que eles construam a própria caminhada. Ás vezes, para quem está de fora é apenas uma apresentação, mas para nós é uma grande vitória, conquista e qualidade de vida”, disse a assistente social do CapsAd, Camila Ávila de Lima.

O vereador José Dias representou a Câmara Municipal.

Apesentações emocionam convidados

Apesentações emocionam convidados

Novidade
O secretário da Saúde, Luís Carlos Casarin, esteve presente na confraternização e declarou: “É muito bom ver toda essa gente aqui reunida, pois nosso compromisso é investir cada vez mais na área de saúde mental. O próximo ano será muito bom para todos nós.”

Em seguida, ele apresentou Luciana Surjus, responsável pela nova Diretoria de Equidade. “A diretoria foi criada para cuidar especialmente da saúde dos menos favorecidos, como por exemplo os deficientes físicos e mentais. Iremos intensificar o apoio às pessoas, qualificando e expandindo a rede de saúde nessas áreas”, concluiu a nova diretora da Saúde.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/19/secretario-de-saude-participa-da-festa-de-natal-do-caps-adulto/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original