Defesa Civil se prepara para a temporada chuvosa

Publicada em 18/12/2014 às 14:38

De 1º de dezembro deste ano a 31 de março de 2015, a Defesa Civil de Jundiaí vai atuar na Operação Verão, período com propensão a fortes chuvas e temporais, aumentando os riscos de enchentes.

Para enfrentar possíveis problemas decorrentes da instabilidade climática, a equipe da Defesa Civil tem procurado se aprimorar em ações de socorro e salvamento, com a realização de oficinas preparatórias e simulados de operações especiais. Um desses treinamentos ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), em uma represa pertencente ao parque de diversões Hopi Hari, na divisa de Jundiaí com Itupeva.

LEIA TAMBÉM
Áreas de risco de Jundiaí terão pluviômetros
Prefeitura destrói mais de 200 mil mídias no Geresol
Procon divulga pesquisa de preços da cesta de Natal em Jundiaí

Na represa, simulado amplia capacitação dos bombeiros e Defesa Civil

Na represa, simulado amplia capacitação dos bombeiros e Defesa Civil

O treino foi realizado junto com uma equipe da 1ª Guarnição do Corpo de Bombeiros de Jundiaí, sob a coordenação do tenente Gustavo Brunheroto Gennari, e teve como foco o resgate de vítimas de enchentes, com ou sem embarcação. Na represa do parque, foi a primeira vez que se realizou o treino em conjunto.

Fernando Sálvia, assessor da Defesa Civil de Jundiaí, disse que a capacitação e o aprimoramento dos procedimentos também são realizados com frequência pelo órgão. “O que está sendo reforçado agora é com foco no período mais chuvoso, compreendido entre dezembro e março”, explicou.

Com o uso de barcos e equipamentos especiais, seis integrantes da Defesa Civil vivenciaram situações semelhantes a uma operação real. Sálvia ressalta que o treinamento deixa o pessoal capacitado para auxiliar o Corpo de Bombeiros, corporação responsável por operações de socorro e resgate de vítimas. “Dentro da nossa área de atuação, nosso preparo permite atuar conjuntamente”, completou Sálvia.

O tenente Gennari disse que o local escolhido para o treino é resultado de uma parceria com o parque Hopi Hari, que dispõe de uma represa compatível com o nível de conhecimento de que os bombeiros precisam. “Tem sido gratificante, pois o espaço é propício a esse tipo de treinamento, e com o pessoal da Defesa Civil também participando, a gente consegue compor uma grande equipe”, disse.

Sálvia e o tenente Gennari: Defesa e Bombeiros atuam em conjunto

Sálvia e o tenente Gennari: Defesa e Bombeiros atuam em conjunto

Jundiaí livre de enchentes
Embora muito bem preparada para agir nas mais diversas situações de risco, a Defesa Civil de Jundiaí tem tido pouco trabalho no que diz respeito a enchentes. Isso, segundo Sálvia, por causa dos investimentos feitos pela administração municipal para desativar as principais áreas de risco.

Um dos exemplos é o Jardim Sorocabana, onde a Secretaria de Serviços Públicos realizou um trabalho muito importante de escoamento das águas pluviais, além das obras de retificação do leito do Rio Jundiaí, criando situação de conforto e tranquilidade para os moradores.

Além disso, a Defesa Civil instalou dois medidores de nível de água no Rio Jundiaí, em frente ao Maxi Shopping e na região da Vila Lacerda. “São dois pontos alcançados pelas câmeras de videomonitoramento da Guarda Municipal. Se o nível do rio começar a subir, teremos como agir prontamente”, comentou Sálvia.

Outras ações da Defesa Civil para auxiliar a população em épocas de chuvas são as campanhas de orientação, informando sobre boas práticas para evitar enchentes, como manter bueiros desobstruídos e evitar deixar o lixo se espalhar pelas calçadas. Tudo isso faz parte também de um panfleto que está sendo elaborado pela Secretaria de Comunicação, para ser distribuído durante o período da Operação Verão.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/18/defesa-civil-se-prepara-para-a-temporada-chuvosa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original