Campanha contra Aids faz quase 700 testes na cidade

Publicada em 17/12/2014 às 17:40

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quarta-feira (17) um balanço da campanha “Fique Sabendo”, realizada no início deste mês com objetivo de estimular a população a realizar o teste de HIV. No período de 1 a 8 de dezembro, foram realizados 669 testes na cidade.

“A campanha teve grande repercussão no município, tanto que mantivemos um ritmo de campanha até o dia 8”, destacou a psicóloga Maria de Lurdes Munhoz, gerente do CTA, lembrando que inicialmente a campanha terminaria dia 6 de dezembro.

LEIA TAMBÉM
Coletivo de Trabalhadores de Saúde Mental faz balanço de 2014
Prefeito participa de reunião do Conselho da Sociedade São Vicente

Maria de Lurdes destaca a importância do diagnóstico precoce

Maria de Lurdes destaca a importância do diagnóstico precoce

Dos 669 testes, foram detectados 8 casos positivo para HIV, sendo seis homens na faixa etária de 20 a 30 anos, e duas mulheres com idades entre 35 e 49 anos. Além disso, foram identificados cinco casos de sífilis, um homem e quatro mulheres. “Atingimos os objetivos de identificar casos positivos e de incentivar pessoas que nunca haviam feito o teste a fazê-lo. Cada pessoa recebeu atendimento individual, com informações e aconselhamento”, resumiu Maria de Lurdes.

O Ministério da Saúde estima que no Brasil a cada quatro pessoas vivendo com o vírus da aids uma não sabe. “No Estado de São Paulo o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou, mas ainda há muitas pessoas que não conhecem o status sorológico e não têm oportunidade de realizar os testes”, explicou a psicóloga.

Segundo ela, o diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença e a garantia da qualidade de vida do paciente, além de reduzir a transmissão involuntária. “Em São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de referência, 25 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidas.”

O CTA fica na rua Conde de Monsanto, 480, no Vianelo. Para outras informações ligue (11) 4586-2402.

Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/17/campanha-contra-aids-faz-quase-700-testes-na-cidade/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original