Secretaria de Desenvolvimento visita multinacional

Publicada em 26/11/2014 às 17:28

Buscar os melhores caminhos e soluções para que Jundiaí se transforme, em breve, numa referência em tecnologia, pesquisa e inovação. Com essa bandeira, uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia foi recebida nas instalações da multinacional alemã Mahle Metal Leve S.A., situada em Jundiaí, na tarde desta terça-feira (25).

A empresa é referência mundial em engenharia automotiva de ponta, conquistando recentemente um financiamento do Governo Federal, com investimento conjunto de R$ 285 milhões para os próximos três anos – voltado exclusivamente para o aprimoramento de soluções, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, o que chamou a atenção da Secretaria.

LEIA TAMBÉM
Prefeito recebe diretor da Pilot Pen Brasil
Sesi e Banco do Povo orientam microempresários

1ª Feira de profissões está marcada para este sábado (29)

Grupo discutiu a vocação do futuro Parque Tecnológico de Jundiaí

O objetivo da visita ao centro tecnológico da empresa em Jundiaí, um dos sete da Mahle ao redor do mundo e o segundo mais importante do grupo, foi afinar ideias entre setor público e iniciativa privada com foco na formatação do futuro Parque Tecnológico de Jundiaí, além de estreitar o diálogo e selar futuras contribuições com a terceira empresa privada do País em número de patentes abertas.

Do lado da Mahle, o gerente de Inovação, André Ferrarese, e o vice-presidente, Ricardo Simões de Abreu (que faz parte do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, recém-criado pela Prefeitura) abriram as portas da empresa, localizada às margens da Rodovia Anhanguera, em uma edificação otimizada, formada por três grandes platôs em sintonia fina com o terreno que, aponta Ricardo, não sofreu modificações topográficas por conta da instalação da empresa.

Em um bate-papo na sala de reuniões, foram discutidos a vocação do futuro Parque Tecnológico de Jundiaí, os principais desafios da empreitada, a busca constante pela inovação e como os resultados desse cabedal de conhecimentos podem mudar toda a comunidade.

“Inovação não se resume apenas a uma boa ideia. Compreende todo o processo, desde o início do conceito até o produto à disposição do consumidor, aquecendo e incentivando toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda, qualificação e caixa para o município”, anotou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser.

Já o vice-presidente da Mahle foi categórico. Na visão de Ricardo, “é preciso uma mudança de mentalidade. A era da competitividade já está esgotada. Precisamos pensar em um sistema colaborativo. Ninguém faz nada sozinho, e o futuro Parque Tecnológico da cidade tem tudo para ir exatamente por esse caminho, atraindo empresas que possam trocar e crescer juntas”, apontou.

Secretário e diretores foram recebidos pelo vice-presidente da empresa (2º da direita para esquerda)

Parque tecnológico
Sobre a vocação do futuro Parque, o presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí, José Dimas Gonçalves, explicou que a cidade soma 28 empresas de base tecnológica em categorias distintas e outras 252 fábricas de software. “Apenas com o tempo e com os desdobramentos dos nossos estudos vamos saber com clareza qual o vértice de atuação do Parque”, disse.

O grupo foi posteriormente levado a uma visita pelas dependências da empresa, onde pôde conhecer de perto laboratórios e centros de pesquisa, acompanhar testes de novas tecnologias e ver como funciona alguns bancos de prova para motores e ar condicionados.

“A ideia é fazer de Jundiaí uma grande Central de Facilidades, onde a tecnologia deverá estar a serviço de toda comunidade. Jundiaí deve assumir essa responsabilidade em prover novos negócios, com suporte a startups, alinhavando a academia de ensino, o setor público e a iniciativa privada”, finalizou Dimas.

O grupo da Prefeitura também era formado pelo primeiro secretário do Conselho de Ciência e Tecnologia, Hildemar Baldan, pelo diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli, e pelo diretor-geral do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações, Antonio Gilberto de Freitas.

Thiago Secco
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/26/desenvolvimento-visita-centro-tecnologico-de-multinacional/