Jundiaí Orgânicos recebe certificado do Ministério

Publicada em 23/01/2014 às 18:00

Com nove integrantes – cinco agricultores, dois consumidores e dois técnicos – foi formalizada nesta quinta-feira (23) a Organização de Controle Social (OCS) Jundiaí Orgânicos. A partir de agora, os produtores poderão vender os produtos orgânicos diretamente ao consumidor.

MAIS
31ª Festa da Uva vai contar com ônibus extras
Festa da Uva: Clube do Carro Antigo prepara desfile e exposição

Marcelo Laurino, do Ministério, entrega declaração

Marcelo Laurino, do Ministério, entrega declaração

Foram 8 meses de trabalho para conquistar a declaração de cadastro de OCS fornecida pelo Ministério da Agricultura. “A ideia de formar o grupo nasceu a partir da feira orgânica criada pela Prefeitura ano passado e que funciona aos domingos na avenida Nove de Julho. A primeira reunião foi em abril”, lembrou o agrônomo Sérgio Pompermaier, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Começar a comercializar os produtos na feira orgânica da Prefeitura é justamente uma das expectativas dos produtores. “Também queremos conscientizar o consumidor em geral sobre a importância do produto orgânico para a saúde e fomentar o consumo”, destaca o produtor de hortaliças Carlos Duran. “Este certificado é um reconhecimento do nosso trabalho. Estou neste caminho desde 1997”, completa.

Prefeito Pedro Bigardi prestigia entrega

Prefeito Pedro Bigardi prestigia entrega

O fiscal federal Marcelo Laurino, do Ministério da Agricultura, entregou pessoalmente a declaração ao grupo. “A agricultura orgânica ainda tem um longo caminho pela frente. A ideia da OCS é facilitar a vida do produtor e este é um reconhecimento do governo federal pelo esforço que agricultores como vocês fazem”, disse Marcelo.

A Jundiaí Orgânicos é a 26ª OCS cadastrada pelo Ministério da Agricultura no Estado de São Paulo. “Nossa meta é terminar este ano com pelo menos 40”, destacou o fiscal federal.

Valorização
O secretário de Agricultura, Marcos Brunholi, acompanhou o evento e destacou a importância de mais esta ação na valorização do agricultor jundiaiense. “Uma vez ouvi uma frase que me marcou: em algum momento da nossa vida a gente vai precisar de um médico, de um advogado. Mas do agricultor a gente precisa pelo menos três vezes por dia. É isso mesmo. Valorizar o produtor rural é uma forma de beneficiar toda a sociedade”, disse.

Para Brunholi, independentemente do número de agricultores do grupo, é preciso começar o trabalho, “plantar a sementinha”. “Parabenizo a todos vocês que estão começando, que fazem parte de momento histórico para a cidade e que acreditam na agricultura orgânica.”

O prefeito Pedro Bigardi também prestigiou a entrega da certificação e cumprimentou a todos, especialmente os produtores, pela conquista.

Por Niza Souza
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/23/jundiai-organicos-recebe-certificado-do-ministerio-da-agricultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original